fbpx

Gestão eficiente impacta produtividade da pecuária leiteira

  • Artigos
gestão eficiente
Compartilhe:

A produção de laticínios, assim como outros setores da pecuária, necessita de uma dedicação quase exclusiva, pois a produção e sua demanda são constantes, exigindo atenção a alguns índices como a qualidade, por exemplo. Porém, independente do tamanho da produção e sua oferta ao mercado, as funções operacionais não são as únicas que demandam cuidados.

A gestão eficiente tem grande impacto sobre os resultados da produção e funciona de forma estratégica para otimizar os processos, gerando mais produtividade e assim, aumentando sua lucratividade.

De acordo com o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) a produção de leite por matriz cresceu 4,7% entre outubro de 2019 e setembro de 2020, um aumento importante na produtividade das 615 fazendas profissionais avaliadas pelo programa. Esses dados aumentam as expectativas pecuárias para os próximos anos, afinal diferentemente de outros setores, a produtividade pecuária leiteira cresceu, mesmo com a pandemia.

As indústrias de laticínios são impactadas por esta crescente e já conseguem projetar melhorias em alguns pontos, como a busca por fornecedores com custos competitivos para o mercado, uma mudança bem diferente para pequenos fabricantes.

O que é uma gestão eficiente?

Alguns passos importantes podem ajudar neste processo:

  • Anote as suas despesas e receitas e mantenha este controle sempre atualizado;
  • Calcule o custo da produção para entender melhor a situação, afinal lucro e custo estão conectados diretamente;
  •  Use os dados anotados para produzir indicadores de comparação, dessa forma você conseguirá compreender quais as necessidades futuras projetadas do ponto onde você está agora;
  • Analise os concorrentes para identificar pontos fortes e fracos, informações importantes para o seu desempenho frente ao mercado;
  • Planeje os gastos para os próximos meses;
  • Com todas as informações em mãos você consegue compreender melhor as necessidades da sua produção e fazer as devidas mudanças.

A 10ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) divulgado em junho deste ano aponta que os produtores de leite brasileiros com maior eficiência produtiva e gestão, aumentaram sua produtividade 2,3 vezes mais rápido que a média de fazendas profissionais.

Benefícios de uma gestão pecuária leiteira eficiente

A produtividade não é o único benefício para o produtor, a lucratividade, competitividade no mercado, eficiência dos processos e geração de novos postos de trabalho também tem um impacto significativo, colaborando ativamente para a resolução de alguns pontos críticos em comum neste segmento, como:

  • padronização dos processos para o aumento da qualidade dos produtos;
  • análise de deficiências nos processos produtivos;
  • identificação de oportunidades e investimentos com grande potencial.

Gostou deste conteúdo sobre gestão eficiente? Confira também: Inovação em laticínio: o que o setor tem feito para continuar crescendo.