fbpx

EPIs para laticínio: importância e itens essenciais para a sua produção

  • Artigos
EPIs para laticínios
Compartilhe:

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na indústria é indispensável isso porque todo e qualquer ambiente de trabalho está sujeito a acidentes, mas esse risco é muito maior dentro de uma fábrica. 

Além dos danos à saúde, esses acidentes acarretam outras consequências, como indenizações e interrupções na produção. 

Infelizmente, na medida que o processo industrial foi se desenvolvendo, o número de acidentes também aumentou. Em razão disso, hoje qualquer atividade do setor precisa seguir normas regulamentadoras que visam resguardar os colaboradores durante o trabalho.

O que são e qual a importância dos EPIs na indústria?

Os EPIs são utensílios projetados para manter a segurança e conforto do trabalhador durante o desempenho de suas atividades. 

No caso da indústria alimentícia podemos dizer que eles também são um importante componente das boas práticas de higiene, visto que impedem o manuseio direto do colaborador com os produtos.

Considerando que o setor de alimentos tem uma responsabilidade muito grande em termos de qualidade, existem diversas normas e fiscalizações vigentes e que precisam ser seguidas. Elas buscam manter a integridade dos produtos, garantindo também segurança para o consumidor final.

Sendo assim, há EPIs na indústria cujo uso é obrigatório, pensando não somente no manuseio da matéria-prima, mas em todos os cuidados de acondicionamento e transporte.

Quais são os EPIs para laticínios?

Considerando que os a indústria de laticínios faz parte do setor de alimentos, podemos citar como EPIs necessários para uma produção segura:

Luvas de proteção 

O uso de luva é uma proteção básica para quem trabalha com alimentos. 

A manipulação constante dos insumos e até de produtos químicos exige que o trabalhador esteja equipado com esse EPI o tempo todo. Assim ele se protege de queimaduras, reações alérgicas, cortes e impactos, apenas para citar alguns riscos. 

Com o avanço do mercado, hoje é possível encontrar luvas específicas para cada tipo de atividade, produzidas com materiais que não comprometem a flexibilidade do manuseio e que, consequentemente, também não prejudicam o trabalho. Ou seja, elas podem ser descartáveis, nitrílicas, térmicas, entre outras.

Touca, máscara e óculos de proteção

Os óculos são responsáveis pela proteção dos olhos dos colaboradores, principalmente em atividades que envolvem a mistura de insumos e que podem causar respingos

Por outro lado, a touca e a máscara, ambas descartáveis, são importantes para evitar a queda de fios de cabelo nos alimentos ou mesmo respingos de saliva dos profissionais ao falar, tossir e espirrar.

Botas

As botas de EPI também são pensadas de forma a garantir não apenas a segurança, mas também o conforto do trabalhador. Na rotina industrial, é comum ter que ficar horas de pé ou se locomovendo durante a realização do serviço.

Sendo assim, as botas de borracha ou PVC são uma ótima opção. Leves, impermeáveis, muito resistentes e fáceis de lavar, elas protegem os pés de impactos, objetos cortantes, substâncias corrosivas e escorregões, por exemplo. 

Vestimentas de proteção térmica

Outra característica muito comum nas indústrias, especialmente de alimentos, é a exposição a altas e baixas temperaturas. 

As vestimentas de proteção térmica costumam ser compostas de japona, calça e capuz (para ambientes frios, como câmaras frias) e aventais de proteção (para ambientes quentes, como fornos e assadeiras).

Protetores auriculares

É natural que máquinas e equipamentos na indústria emitam ruídos e barulhos acentuados. Principalmente quando um mesmo ambiente tem vários equipamentos funcionando ao mesmo tempo, esses ruídos podem ser intensos, a ponto de prejudicar a saúde auditiva de quem precisa permanecer no local por um longo período.  

Por isso é muito importante o uso de protetores auriculares, mesmo em caso de barulhos aparentemente inofensivos, mas que também podem comprometer a audição com o passar do tempo. Assim como o mangote, pois evita que pelos dos braços entrem em contato com o produto.

Precisando de EPIs para seu laticínio? O Macalé fornece vários tipos de vestimenta e acessórios a serem usados dentro da fábrica. Confira nossos produtos: https://macale.com/produtos/?type=3329