Pular para o conteúdo
Webinar 9

Soro de Leite: O impacto de não desperdiçar!

Nosso 9º Webinar foi ao ar no dia 19/11, no youtube, apresentado pelo nosso Supervisor Técnico Daniel Bomtempo, e nosso convidado o Prof. Dr. Júnio de Paula, professor da nossa querida Cândido Tostes (ILCT/EPAMIG)

Elaborado com o objetivo de apontar o despedício que ocorre hoje com o soro de leite, mostrar o que poder ser tirado de lucro desse co-produto do leite, e ainda novas possibilidades que estão

Abaixo você pode conferir o Webinar na íntegra, além das perguntas mais importantes que podem te ajudar a compreender melhor o assunto:

Perguntas & Respostas:

Como posso fazer para produzir o “kerfirgerante”?

Esse produto ainda está sendo elaborado, em fase de testes, mas podemos conversar sobre participações nesses testes. Me mande um email para conversarmos melhor sobre o assunto [email protected]

Gostaria de saber sobre o aproveitamento possível paro o soro de queijos azuis (acidez entre 13-14 °D)?

O ideal seria termizá-lo imediatamente, inativando  as enzimas, cultivos e fungos utilizados. Posteriormente seria possível: Desnatar, reduzir a acidez e fazer ricota.

Fabrico aproximadamente 1000L por dia em queijo Gouda. Quais seriam as destinações melhores para o meu soro? Atualmente destino tudo para alimentação animal. Qual seria o investimento para desnate ?

Sugiro desnate + bebida láctea ou desnate + ricota, dependendo da sua estrutura e potencial de venda na região. Como solução, pode usar o WhiteWhey que citamos na apresentação, para deixar o seu soro incolor.
Sobre o preço, sugiro procurar empresas que trabalham com instalação na região, o preço pode variar bastante dependendo do tanto de tubulação que será necessária para a sua estrutura. 
Para sua produção de 1000L / dia recomento uma centrífuga com capacidade de processamento entre 200 a 400 L / hora. 

Fabrico mussarela com aquecimento por água quente na massa e faço ricota com o soro da delactosagem. É viável o aproveitamento desse segundo soro (adicionado de água),  para a produção de ricota? 

Sugiro fazer o seguinte: Para o primeiro soro, faça o desnate e posteriormente fabrique a ricota.
Já para o 2° soro, oriento o uso direto para a fabricação de ricota (o teor de gordura já será muito baixo) 

Profissionais da saúde dizem que a disponibilidade de nutrientes no leite é baixa . Isso é verdade? Enquanto os nutrientes do soro são de alto valor biológico .

Essa questão de biodisponibilidade é controversa. Na nossa visão a biodisponibilidade no leite, principalmente das proteínas, é muito grande, porque usamos o organismo da vaca para selecionar e construir aminoácidos.
A biodisponibilidade  do soro é ainda maior porque as soro-proteínas são mais facilmente absorvidas do que as caseínas do leite. De qualquer forma, em geral, a biodisponibilidade dos nutrientes
do leite é grande sim!