Mercado de soro de leite: entenda melhor as oportunidades

  • Artigos
mercado de soro de leite
Compartilhe:

O mercado de soro de leite tem se mostrado bastante promissor. Esse produto lácteo líquido (extraído da coagulação do leite utilizado no processo de fabricação de queijos, caseína alimentar e produtos similares), pode ser aproveitado para diferentes aplicações do mercado.

Por ser um país agrícola e com uma tecnologia avançada, o Brasil é um grande produtor de leite. Considerando que por aqui o principal destino do leite cru é a fabricação de queijos, os produtores podem e devem ficar atentos às possibilidades de aplicação desse soro, observando as oportunidades financeiras que esse outro mercado pode proporcionar.

Neste artigo falaremos mais sobre elas, então se você quer entender mais sobre o mercado de soro de leite, continue lendo!

Por que é importante aproveitar o soro de leite?

Na produção de 1kg de queijo é possível obter cerca de 8,5 a 9 litros de soro. No Brasil, cerca de 8 bilhões de litros são produzidos por ano.

Como o descarte desse material no meio ambiente pode provocar um impacto negativo, é comum que ele seja destinado à alimentação animal. 

Porém, apesar de ser uma solução sustentável, ela não é exatamente vantajosa para o produtor, que não consegue extrair benefícios financeiros desse descarte e ainda pode ter que arcar com os custos de transporte desse soro.

Hoje em dia fala-se cada vez mais em inovação e formas de otimizar a produção. Considerando que o mercado de soro de leite está crescendo e oferecendo outras opções lucrativas, entender e avaliar essas possibilidades pode representar um grande diferencial para o produtor.

As oportunidades do mercado

O soro contém cerca de 55% dos nutrientes do leite. Considerado uma importante fonte de proteína para o ser humano, ele é cada vez mais popular pelo consumo de whey proteins e pela procura crescente por alimentos mais funcionais. 

Sendo assim, leites com maior concentração protéica, iogurtes e bebidas lácteas com alto teor de proteína se mostram excelentes alternativas para quem quer aproveitar o soro de leite investindo em uma nova linha de produtos.

Além disso, o soro é um componente com potencial para ser utilizado em toda a indústria alimentícia. Isso se deve ao seu caráter emulsificante, ou seja, de estabilizar substâncias que não se misturam. Por isso, produtos como ricota, bebidas lácteas, sorvetes, biscoitos, entre outros, podem se beneficiar de suas aplicações.

Na produção artesanal ele também é muito importante, sendo considerado um dos ingredientes principais: o famoso pingo do queijo.

Por todas essas razões, podemos concluir que fazer um uso inteligente do soro permite aproveitar 100% do leite comprado, assim como investir em inovação e garantir o rendimento da linha de lácteos.

Isso sem mencionar que não são necessários grandes investimentos para começar esse tipo de produção. 

Com os próprios equipamentos disponíveis já é possível adaptar a dinâmica produtiva, oferecendo ao mercado um produto com custo mais acessível e que pode atingir uma outra parcela de clientes. 

Em caso de volumes maiores, a melhor alternativa é investir em pré concentração. Assim é possível conseguir valores melhores, além de despertar interesse de mais empresas no produto.

Quer saber mais sobre o mercado de soro de leite e como você pode gerar receita com o aproveitamento desse ingrediente? Confira também nosso webinar completo sobre o assunto: